Busca

terça-feira, março 23, 2010

Notícias da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular

Essa palestra foi dirigida para médicos especialistas em Medicina Nuclear, responsáveis pelos laboratórios, tecnólogos, biomédicos, físicos e radiofarmacêuticos.

No dia 22 de março de 2010, em São Paulo (SP), a SBBMN promoveu a atualização científica em Medicina Nuclear FDG-18F: da produção ao diagnóstico. Na reunião foram abordados a síntese e distribuição do FDG-F18, o preparo do paciente, administração do material e aquisição das imagens, bem como aspectos práticos da interpretação do exame. 

Programa DAT da IAEA 

Também no dia 22 de março, em São Paulo, a Dra. Margarita Núñez ministrou palestra sobre o programa Distance Assisted Training (DAT) da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). No dia 23, foi a vez de Belo Horizonte, receber a médica uruguaia. Em seguida, a cidade de Recife.
O objetivo foi discutir e programar a implantação do DAT no Brasil, programa de treinamentos voltado para a equipe de tecnólogos dos laboratórios de Medicina Nuclear, recomendado pela IAEA, que visa uniformizar o conhecimento e padronizar a técnica dos procedimentos.
O curso é realizado à distância, via internet, e tem como objetivo uniformizar, atualizar e ampliar o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos com atividades da Medicina Nuclear, permitindo melhorias técnicas para a especialidade e seus usuários.
Na reunião, Margarita Núñez, responsável pelos programas de treinamento para tecnólogos da IAEA, fez uma apresentação geral do DAT, mostrou como tem sido a implantação na América Latina e discutiu as possibilidades e sugestões para implantação no Brasil.
As palestras reuniram médicos nucleares, responsáveis pelos laboratórios, tecnólogos e biomédicos. “A implantação do programa no Brasil é importante para a melhoria da qualidade da Medicina Nuclear nacional e faz parte de um amplo programa de atividades da IAEA para a América Latina, no qual o Brasil está inserido. É preciso participar, levar as sugestões e motivar os tecn&oa cute;logos a realizar o programa. Participem!”, estimula o José Soares Jr, presidente da SBBMN. 

Curso de Atualização de Fundamentos de Radioproteção 

Nos dias 26 e 27 de março de 2010, na sexta-feira, das 9 às 19 horas, e no sábado das 8 às 13 horas, no auditório do Hospital Pró-Cardíaco (R General Polidoro, 192, Botafogo), no Rio de Janeiro (RJ), será realizado o III Curso de Atualização de Fundamentos de Radioproteção, dirigido a médicos, biólogos, biomédicos, enfermeiros, técnicos em Radiologia, farmacêuticos e físicos. Informações e inscrições pelo telefone (21) 2131-1444 e (21) 2131.1470 e pelo e-mail auditorio@procardiaco.com.br. Sócio quite da SBBMN tem desconto de 20% no valor da inscrição.

Fonte: SBBMN