Busca

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Mulheres desempenham papel muito relevante no desenvolvimento da energia nuclear

Dentre as revoluções científicas e tecnológicas mais significativas da história, em nenhuma delas as mulheres desempenharam papel tão relevante como no desenvolvimento da energia nuclear. Poucos sabem, mas por trás das descobertas mais importantes, como a comprovação dos primeiros elementos radioativos e da fissão nuclear, estão cientistas mulheres. Hoje, os estudos nucleares continuam a interessá-las.

Fabiana sente fascínio porque a energia nuclear junta física, química e biologia Foto: Lais Telles/Esp DP/D.A press
Elas não são maioria entre os pesquisadores da área. Mas seguem com o objetivo de fazer a diferença na sociedade, a partir do que descobrem nas ciências nucleares.

Fala-se que a radioatividade foi descoberta pelo físico francês Henri Becquerel em 1896. No entanto, somente dois anos depois, em 1898, o fenômeno da radioatividade foi percebido como algo totalmente novo, graças às pesquisas de Marie Curie, polaca que descobriu os primeiros elementos radioativos. Foi a partir do seu trabalho que a física nuclear começou a se desenvolver de fato.





Eliane Valentim diz que a energia nuclear está sendo usada para salvar vidas Foto: Lais Telles/Esp DP/D.A press
Essas e outras histórias foram reunidas pelo americano Jonathan Tennenbaum, no livro Energia nuclear: uma tecnologia feminina (foi publicado no Brasil em 2007, pela editora Capax Dei). ´Depois de Marie Curie, várias mulheres se inspiraram a se tornar cientistas`, afirma Tennenbaum. A começar pela filha de Marie, Irene Curie, que também se tornou uma premiada pesquisadora a partir dos estudos na área nuclear. Tennenbaum ainda cita a alemã Ida Noddack, a primeira a sugerir a ideia de fissão nuclear e a austríaca Lise Meitner, que comprovou a fissão. Dizem que Meitner foi a mulher que deixou a Alemanha com a ´bomba na bolsa`. Por ser judia, ela precisou fugir da Áustria, após a anexação à Alemanha em 1938, no ano da descoberta da fissão.



Viviane Bornann diz que descobertas estimulam interesse das mulheres Foto: Lais Telles/Esp DP/D.A press
´No começo do século 19, a área mais interessante da física era a radioatividade. A mulher que pensava em mexer com ciência era atraída para essa área`, defende Jonathan Tennenbaum. Um século depois, o segmento continua a atrair as mulheres, embora elas sejam minoria. No Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN/NE, em Recife), na Cidade Universitária, elas são quatro doutoras, dentro um universo de 17 pesquisadores.

Para Viviane Bornann, 42 anos, o que estimulou o interesse dessas mulheres precursoras dos estudos nucleares se mantém até hoje. ´A descoberta de coisas novas. Os elementos da radioatividade muitas vezes nos surpreendem`, comenta ela. ´A radioatividade está em todo lugar. Quando se fala em nuclear, pensam logo em bomba ou em contaminação. Mas a ciência nuclear está sendo usada para salvar vidas e identificar poluição no meio ambiente`, conta Eliane Valentim, 42 anos.



Mércia Oliveira defende utilidade prática das pesquisas para a sociedade Foto: Lais Telles/Esp DP/D.A press
´É essa aplicabilidade imediata que me atraiu na ciência nuclear. Todo o conhecimento que a gente gera nas nossas pesquisas tem utilidade prática e ajuda a sociedade`, defende Mércia de Oliveira, 32 anos. Dizem que as mulheres são capazes de desempenhar diversas atividades ao mesmo tempo. Talvez, por isso, o fato da ciência nuclear ser multidisciplinar seja um atrativo para elas. ´Você consegue juntar física, química, biologia. Isso me fascina`, afirma Fabiana Guimarães, 39 anos. 






Fonte: Diário de Pernambuco.com.br (com adaptações).

Vagas para estágio na FIOCRUZ

Estão abertas, no período de 16/11 a 3/12 (hoje), as inscrições para o Programa de Estágio do Centro de Pesquisas René Rachou, unidade mineira da Fundação Oswaldo Cruz. Podem se inscrever estudantes de nível superior e nível médio/técnico. Os selecionados ingressarão no primeiro semestre de 2011.
As atividades para esta edição do Programa são voltadas ao apoio administrativo e, portanto, estudantes de diferentes áreas poderão concorrer, conforme as informações detalhadas no edital. Os candidatos deverão baixar e entregar a ficha de inscrição preenchida.

OBS: As contratações serão realizadas com a interveniência do Centro de Integração Escola-Empresa de Minas Gerais (CIEE-MG). 


Fonte: FIOCRUZ