Busca

terça-feira, julho 12, 2011

Sem risco de um acidente nuclear em Iperó-SP

O Centro Experimental de Aramar, localizado em Iperó-SP, não oferece risco de um acidente nuclear, garante a Marinha do Brasil. Mesmo assim, a Santa Casa de Sorocaba passará a contar com uma ala para receber vítimas no caso de um incidente com vazamento radiativo.   

Segundo o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, contra-almirante Paulo Maurício Farias Alves, as atividades em Aramar contam com diversos dispositivos de segurança, de forma a manter os riscos dentro dos parâmetros internacionais.

De forma técnica, ele explica que o centro “é dotado de conceitos de barreiras em profundidade, sistemas redundantes e emprego de dispositivos passivos, que não dependem de energia elétrica ou externa”.

Simplificando, ao menor sinal de vazamento a unidade oferece uma espécie de lacração para que nenhum resíduo chegue ao ambiente externo.

“De acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Nuclear, as áreas com potencial para sofrer algum efeito estão circunscritas a um raio de 800 metros, portanto não há risco para qualquer cidade próxima”.

O contra-almirante explica que cada setor de Aramar possui um plano de ação com procedimentos atrelados à segurança industrial e nuclear.
 
“Tais procedimentos incluem o uso de equipamento de proteção individual; uso de detectores de diversas substâncias; emprego de sistemas de monitoração e alarme”, esclarece Alves. “Além disso as equipes de segurança industrial, de proteção radiológica e de saúde são treinadas periodicamente”, finaliza o contra-almirante.
Emendas estão sendo destinadas  para as obras   
Os deputados federais estão destinando emendas para as  obras  na Santa Casa de Sorocaba. O deputado Jefferson Campos (PSB) destinou R$ 500 mil do orçamento da União para a construção da nova ala de atendimento na Santa Casa.

Segundo o provedor do hospital, José Antônio Fasiaben, outros parlamentares estão fazendo emendas. “A ala foi um pedido da comando de Centro Experimentar de Aramar.”

Fasiaben explica que a Santa Casa recebeu a visita de oficiais da  Marinha. “Eles fizeram um relatório. Nosso hospital atende às necessidades”.

Sobre o projeto e equipamentos necessários, Fasiaben explica que a Marinha está fazendo o projeto. O provedor informa que ainda não tem detalhes sobre o funcionamento da ala e o cronograma de instalação.

A construção da ala atende  à resolução CNEN-NE-1.0/2002, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que versa sobre o Licenciamento de Instalações Nucleares e exige facilidades médicas de apoio, internas e externas, ao pessoal alocado em tais instalações.

R$ 1 bilhão  é quanto foi destinado em 2007 pelo então presidente Lula para os projetos desenvolvidos em Aramar.

Fonte: Rede BOM DIA (com adaptações).