Busca

segunda-feira, outubro 17, 2011

Veja como foi o Outubro Rosa em Teresina

A Fundação Maria Carvalho Santos realizou no dia 1º, na Praça da Bandeira, a 8ª edição do Outubro Rosa. O diferencial de 2011 foi a localização do evento, que se tornou mais acessível para a população.
 
"A Praça da Bandeira é um local de fácil acesso e para comemorar essa conquista da adesão da prefeitura, conseguimos ainda 800 exames que serão ofertados para as mulheres de forma totalmente grátis", informa o Dr. Maurício Paes Landim, presidente da Fundação.
 


















Para tal, foram montados oito estandes, cada um com dois profissionais para atender as mulheres. Na praça estão sendo feitos exames físicos nas mamas das pacientes. Caso o médico ache necessário, a paciente ganha o encaminhamento para realizar a mamografia. "O Outubro Rosa é um movimento mundial que ficou marcado pela iluminação de pontos importantes para as cidades em referência ao combate ao Câncer de Mama. Teresina se destaca por ser a única cidade brasileira a ofertar esses serviços médicos", explica o Dr. Maurício.
 
Novamente a Igreja São Benedito foi escolhida para simbolizar a luta do combate ao Câncer no Piauí. Autoridades como o prefeito Elmano Férrer (PTB) foram conferir de perto a execução do projeto. "Esse movimento representa a solidariedade e a força do teresinense. Nós temos um poder fraterno e voluntário que impressiona. A prefeitura não poderia ficar de fora e espero que as mulheres possam aderir a esse movimento", disse Elmano Férrer.
 

 



















Durante o evento, estão sendo distribuídas mudas de plantas típicas adaptadas ao clima de Teresina e lanche para as pacientes.
 
Homenagem
 
A Fundação Maria Carvalho Santos escolheu uma forma criativa de incentivar as mulheres a combater o Câncer de Mama. A Praça da Bandeira ganhou um palco para a distribuição do Troféu Fátima Castelo Branco, também chamado de Troféu das Poderosas. "Esse troféu está sendo entregue para as mulheres que já conseguiram curar o Câncer de Mama. Eu estou há nove anos curada. Nem lembro mais que tive aquilo. Hoje sou uma nova mulher, sou uma poderosa", disse a aposentada Socorro Coutinho.


Fonte: Cidade Verde.com