Busca

terça-feira, dezembro 27, 2011

Sonda russa desgovernada vai cair na Terra em janeiro



A sonda russa Phobos-Grunt, presa na órbita de Terra desde quando a falha após lançamento no início de novembro impediu que seguisse viagem para estudar uma das luas de Marte, deve reentrar na atmosfera terrestre em janeiro, informou a Roscosmos, agência espacial da Rússia. 

Segundo a instituição, de 20 a 30 fragmentos da nave, com um peso total de 200 quilos, devem sobreviver à queda e atingir a superfície, mas o combustível tóxico e os cerca de 10 quilos de material radioativo a bordo não apresentariam riscos de contaminação.

De acordo com a Roscosmos, a Phobos-Grunt vai cair entre os dias 6 e 19 de janeiro em qualquer ponto de uma grande faixa que vai de 51,4 graus de latitude Norte e 51,4 graus de latitude Sul da Terra, o que inclui a maior parte dos continentes do planeta. 

Embora tenha perdido contato com a sonda desde a falha depois do lançamento, esta é a primeira vez que a agência admite a perda da nave de mais de US$ 170 milhões.

Com uma massa total de mais de 13 toneladas, a maior parte combustível que seria gasto na viagem para Marte, a Phobos-Grunt tornou-se agora apenas mais um grande pedaço de lixo espacial na órbita da Terra. E a maior preocupação dos especialistas é justamente com este combustível, que pode ter congelado e também sobreviver em parte à reentrada na atmosfera, contaminando a área onde cair.


Fonte: Pernambuco.com